Conselhos e Diretoria

  • Conselho de Administração
  • Conselho Fiscal
  • Diretoria Estatutária

Conselho de Administração

Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter Presidente

Formação acadêmica: Graduado em Direito pela Unisinos em 1995 e possui MBA em Marketing e Finanças, pela Kellogg School of Management, Illinois, Estados Unidos.

Experiência Profissional: Possui mais de 37 anos de experiência na Gerdau e exerceu o cargo de Vice-Presidente Executivo no Comitê Executivo Gerdau (CEG), coordenando a Operação de Negócio Aços Especiais, Operação de Negócio América Latina e as Ações decorrentes do Projeto Gerdau 2022 – Estratégia (2014-2017). Foi Vice Presidente do Conselho de Administração da Gerdau S.A. e Vice-Presidente do Conselho de Administração Metalúrgica Gerdau S.A., companhia de capital aberto, holding controladora da Gerdau S.A. (2018-2020). Atualmente é (i) Presidente do Conselho de Administração da Gerdau S.A. e membro de seus comitês de assessoramento; (ii) Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A, companhia de capital aberto, holding controladora da Gerdau S.A., (iii) Membro do Conselho da Gerdau Previdência, (iv) Membro do Conselho do Instituto Gerdau, (v) Membro do Conselho do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial e (vi) Membro do Conselho do GAB – Global Advisory Board de Kellogg Northwestern.

André Bier Gerdau Johannpeter Vice-Presidente

Formação acadêmica: Graduado em Administração de Empresas pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), completou sua formação acadêmica com os cursos General Business Administration, na Universidade de Toronto (Canadá), Marketing, na Ashridge Business School (Inglaterra) e Advanced Management Program na Wharton School – Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos).

Experiência profissional: Possui 40 anos de experiência na Gerdau e exerceu o cargo de Chief Executive Officer (CEO) (2007-2017). Foi presidente da Worldsteel Association (2018-2019). Atualmente é (i) Vice Presidente do Conselho de Administração da Gerdau S.A., e membro dos seus comitês de assessoramento, (ii) Vice Presidente do Conselho de Administração e da Metalúrgica Gerdau S.A., companhia de capital aberto, holding controladora da Gerdau S.A, (iii) Membro do Comitê executivo do World Steel Association , (iv) Membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, (v) Membro do Conselho Diretor da Alacero (Asociación Latinoamericana del Acero), (vi) Vice Presidente da Federação das Indústrias de São Paulo – FIESP e (vii) Vice Presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS e (viii) Conselheiro do Transforma RS.

Cláudio Johannpeter Vice-Presidente

Formação acadêmica: Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No exterior, realizou os cursos Operations Management na University of London (Canadá), Executive Development na Penn State (Estados Unidos) e de Advanced Management Program em Harvard (Estados Unidos).

Experiência Profissional: Possui 40 anos de experiência na Gerdau e exerceu o cargo de Diretor Geral de Operações (Chief Operating Officer) (2007-2012). Em dezembro de 2017 deixou de exercer as funções executivas no Comitê Executivo Gerdau (CEG), onde era responsável pela Operação de Negócio Aços Longos Brasil e os Processos Globais de Engenharia, Industrial, Saúde e Segurança. Foi Presidente do Conselho de Administração da Gerdau S.A.(2015-2020) e Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A.(2016-2020), companhia de capital aberto, holding controladora da Gerdau S.A. Atualmente é (i) Vice Presidente do Conselho de Administração da Gerdau S.A., e membro dos seus comitês de assessoramento e (ii) Vice Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A., companhia de capital aberto, holding controladora da Gerdau S.A.

Gustavo Werneck da Cunha Conselheiro

Formação acadêmica: Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), completou sua formação acadêmica com os cursos MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (Brasil), MBA em Gestão de Negócios no INSPER (Brasil), Leading Change and Organizational Renewal pela Harvard Business School (Estados Unidos) e Advanced Corporate Finance pela London Business School (Inglaterra).

Experiência profissional: Possui 18 anos de experiência na Gerdau. Exerceu os cargos de Diretor Executivo da Gerdau Aços Longos e Planos Brasil, Diretor Industrial da Gerdau Índia e Diretor Corporativo de Tecnologia de Informação da Gerdau (CIO). Atualmente exerce os cargos de (i) Chief Executive Officer (CEO) da Gerdau S.A. desde Janeiro 2018, (ii) Chief Executive Officer (CEO) da Metalúrgica Gerdau S.A. companhia de capital aberto, holding controladora da Gerdau S.A. desde Janeiro 2018, (iii) membro do Conselho de Administração da Gerdau S.A., (iv) membro do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A., (v) Presidente do Conselho de Administração da Seiva S.A. – Florestas e Indústrias, companhia que faz parte do grupo econômico da Gerdau. Também é Conselheiro do Instituto Aço Brasil e do Juntos Somos Mais.

Márcio Hamilton Ferreira Conselheiro Independente

Formação acadêmica: Graduado em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília; Pós-Graduado em Formação para Altos Executivos na Fundação Getúlio Vargas e Certificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC.

Experiência profissional: Atuou por 19 anos no Banco do Brasil (2000-2019), em diversas áreas como comércio exterior, mercado de capitais e investimentos, finanças, crédito, controles internos e gestão de riscos e negócios de atacado, sendo que a partir de Jan/2017 ocupou o cargo de Vice-Presidência. Foi responsável pela gestão de plano de previdência na Brasilprev ocupando o cargo de Diretor-Presidente (2020). Atuou como Diretor-Presidente do BB seguros (2020-2021) e Vice-Presidente Executivo da empresa ELO Serviços (2021-2022). Também atuou como Membro do Conselho de Administração da Concessionária do Aeroporto de Guarulhos (2016-2017); Membro do Conselho de Administração da Invepar (2016-2017), Membro do Conselho de Administração da QUOD – Gestora de Crédito (2017-2019), Presidente do Conselho de Administração da Brasilcap Capitalização S.A (2017-2019), Presidente e Membro do Conselho de Administração da Neoenergia S.A (2015-2016 / 2017-2019 / 2020-2021), Presidente do Conselho de Administração da BB DTVM (2017-2020), Membro do Conselho de Administração do Banco Patagônia (2019-2020), Membro do Conselho de Administração da Vale (2019), Presidente e Membro do Conselho de Administração da Brasilprev Seguros Previdência (2020-2021). Foi Membro da Diretoria Executiva das empresas Febraban (2017-2020) e Fenaprevi (2020). Atualmente é Membro do Conselho de Administração da Livelo.

Claudia Sender Ramirez Conselheira Independente

Formação acadêmica: Graduada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e MBA pela Harvard Business School.

Experiência profissional: Atuou na Latam Airlines Brasil (2011-2019). Nos últimos 5 anos atuou como CEO da Latam Airlines Brasil e Vice-Presidente de Clientes para o Grupo Latam Airlines. Atualmente é (i) Membra do Conselho de Administração da Gerdau S.A., (ii) Membra do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau, companhia de capital aberto, holding controladora da Gerdau S.A., (iii) Membra do Conselho de Administração Embraer S.A., (iv) Membra do Conselho de Administração da Holcim (Suíça) e (v) Membra do Conselho de Administração da Telefonica (Espanha). Também atua nos conselhos de entidades do terceiro setor como: Amigos do Bem, Hospital Israelita Albert Einstein e Gastromotiva.

Alberto Fernandes Conselheiro Independente

Formação acadêmica: Graduado em Engenharia Mecânica e de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP (1986).

Experiência profissional: Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 1986. Atuou como Diretor Comercial pelo Crédit Commercial de France Bank (1989-1997), Diretor Comercial no Lloyds Bank (1997-1999) e Vice-Presidente Executivo do Itaú/BBA (1999-2019). Atualmente é (i) Membro do Conselho de Administração da Gerdau S/A, (ii) Membro do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau, companhia de capital aberto, holding controladora da Gerdau S.A. (iii) Senior Advisor no Morgan Stanley Brazil, (iv) Membro do Conselho da Direcional Engenharia (DIRR3) e JHSF (JHSF3), (v) Membro do Conselho da COPERSUCAR S.A.,(vi) Presidente do Conselho da Fulwood Logistica , (vii) Senior Financial Advisor da Bracell Brasil Cia de Papel e Celulose, (viii) Membro do Conselho do CIVI-CO Hub de Impacto Social e (ix) Diretor Executivo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Conselho Fiscal

Bolívar Charneski Efetivo

Formação acadêmica: Bacharel em Ciências Contábeis em 1974 e participante de programa de intercâmbio profissional em PricewaterhouseCoopers, em Atlanta, GA – EUA.

Experiência profissional: Fundador e Sócio de Charneski, Consultoria S/S LTDA (1988-2009, Charneski – Auditores & Consultores), empresa sediada em Porto Alegre (RS), na qual foi o responsável técnico por atividades de auditoria independente e consultoria. Desde 2009 dedica-se a assessorar e aconselhar empresas e organizações, nas áreas de Governança, Conselhos, Gestão, Contabilidade e Tributos. Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, onde atuou como Membro da Coordenação do Capítulo Sul. Foi Acting Partner (1º eleito no Brasil) de Price Waterhouse (1971-1988) e na mesma empresa foi, também, um dos fundadores da Comissão de Contabilidade e Auditoria. Diretor em várias gestões do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, tendo sido Presidente de 6ª Seção Regional e Diretor por 2 vezes do Ibracon – Nacional. Conselheiro Fiscal de Grendene S.A. (2011-2013), de Forjas Taurus S.A. (1998-2007), da Metalúrgica Gerdau (2017-2020). Atualmente é Conselheiro Fiscal (designado como Financial Expert para fins de SOX) desde 2011 da Gerdau S.A.

Tarcisio Beuren Efetivo

Formação acadêmica: Graduação em Administração de Empresas, Curso Conselheiro Fiscal na prática (IBGC), Participação em diversos cursos, seminários, conferências e congressos relacionados a finanças, contabilidade, relações com investidores, planejamento, desenvolvimento gerencial e liderança.

Experiência profissional: Com mais de 30 anos de experiência na Gerdau, exerceu as seguintes funções: Chefe da Área de Relações com Investidores da Gerdau (2001-2005); Gerente de Relações com Investidores da Gerdau (2006-2014); Conselheiro Fiscal efetivo na Metalúrgica Gerdau S.A(2018/2021). Outras experiências: Analista de investimentos e Gerente de Contas do Banco Maisonnave S.A. (1981-1985); Presidente da COMEC – Comissão de Mercado de Capitais da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas (2008-2014). Atualmente é (i) Conselheiro Fiscal efetivo na Gerdau S.A. e (ii) Conselheiro Fiscal suplente na Metalúrgica Gerdau S.A.

Aroldo Salgado De Medeiros Filho Efetivo

Formação acadêmica: Graduado em Ciências Econômicas pela UERJ, Pós-graduado em Administração pelo IBMEC/RJ, Pós-graduado em Mercado de Capitais pela FGV/RJ (1995) e Pós-graduando em Organisational Leadership – University of Oxford – Said Business School (cursando).

Experiência profissional: Trabalha no Conglomerado Banco do Brasil desde 1984 atuando nas seguintes áreas: Asset management (gestão de fundos de investimento, gestão de projetos estratégicos e back-office), finanças e tesouraria de banco, gestão de ativos em fundos de pensão. Exerceu cargos de Gerente Executivo, Diretor Financeiro e de Previdência, assumindo em dez/2020 a posição de Diretor Presidente na BB Asset Management. Foi Membro do Conselho Fiscal da Visanet S.A. (2001-2003), Membro Suplente do Conselho Fiscal da Eluma S.A. Indústria e Comércio (2005-2007), Membro do Conselho de Administração da 202 Participações S.A (2002), Membro do Conselho de Administração da Nitrocarbono S.A (2002-2003), Membro do Conselho de Administração da Solpart Participações S.A.(2003-2004), Membro do Conselho de Administração da Pronor Petroquímica S.A.(2002-2010), Membro do Conselho Fiscal da UBS BB(2021-2022), Membro do Conselho de Administração da BB SECURITIES ASIA (2019-2021), Membro do Conselho de Administração da BB SECURITIES LONDRES (2019-2021). Atualmente é (i) Membro do Conselho de Administração da LIVELO, (ii) Membro do Conselho de Administração da UBS BB e (iii) Membro do Conselho Fiscal da Ativos Securitização S.A.

João Odair Brunozi Suplente

Formação acadêmica: Graduação em Contabilidade, com especialização em Direito Tributário, Pós-Graduação em Gerência Financeira e MBA em Finanças pelo IBMEC-SP. Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC.

Experiência profissional: Iniciou sua carreira na Price Waterhouse Auditores Independentes como trainee, atuando como auditor por sete anos. Possui sólida experiência nas áreas de Controladoria e Finanças, atuando como Controller e CFO por mais de trinta anos em indústrias de manufatura de grande porte. Na São Paulo Alpargatas foi Gerente de Planejamento Financeiro e da área de Balanços de Análises Financeiras por dois anos. Ingressou no Grupo Villares em 1985, onde trabalhou por vinte anos, como Gerente de Planejamento Tributário e Controller de diversas empresas do grupo e da holding, e acumulou por cinco anos a gerência de Relações com Investidores. Foi Diretor de diversas subsidiárias e Officer (Treasurer) de subsidiária nos Estados Unidos. No Grupo Gerdau, onde ingressou no início de 2006 com a compra por este da Aços Villares, trabalhou nas posições de CFO da Aços Villares e Controller (CFO) da Gerdau Diaco (Colômbia). Foi CFO da Cecil S.A. Laminação de Metais (2017-2019). Atualmente é (i) Presidente do Conselho Fiscal da Concessionária Aeroporto do Rio de Janeiro S.A. (Aeroporto Tom Jobim), (ii) Membro efetivo do Conselho Fiscal da Metalúrgica Gerdau S.A, (iii) Membro suplente do Conselho Fiscal da JHSF Participações S.A e (iii) Membro suplente do Conselho Fiscal da Gerdau S.A.

Herculano Aníbal Alves Suplente

Formação acadêmica: Mestre em finanças e investimentos e Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e Economista pela PUC. Governança, Risco e Compliance pela Risk University – KPMG. Curso de Comitê de Auditoria pelo IBGC, qualificado como Gestor de carteiras pela CVM e Certificação profissional pela ANBIMA (CGA).

Experiência profissional: Trabalhou no mercado financeiro, como Diretor de Investimentos, Gestor de Renda Variável, Analista de Investimento e Analista de Crédito na: BRAM – Bradesco Asset Management, ABN AMRO, Unibanco e Banco Bozzano Simonsen e na área administrativa e financeira na Empresa de Onibus Vila Carrão. Foi Conselheiro de Administração do Fundo de Valor e Liquidez da Bradesco Templeton (1998-2001), Conselheiro de Administração do Fundo de Private Equity de Tecnologia da GP (2001-2005), Conselheiro Fiscal da Gerdau S.A (2017-2018), Conselheiro Fiscal do Grupo Fleury e da Ecorodovias (2018-2019), Conselheiro Fiscal Suplente no Fundo de Private Equity da 2Bcapital (2013-2019) e Sócio da Araxá Investimentos (2015-2016). Atualmente é (i) Conselheiro de Administração da Tim Brasil, (ii) Conselheiro de Administração da Marfrig Brasil Foods, (iii) Conselheiro Fiscal da Cielo, (iv) Conselheiro Fiscal da Grendene, (v) Conselheiro Fiscal da Metalúrgica Gerdau, (vi) Conselheiro Fiscal Suplente da Gerdau S.A e (vii) Sócio da Barigui Gestão de Recursos.

Marcelo Rodrigues De Farias Suplente

Formação acadêmica: Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Veiga de Almeida, MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Cândido Mendes e Mestrado em Administração pelo IBMEC – RJ.

Experiência profissional: Possui experiências nas áreas de Finanças, Avaliação de Empresas e Projetos, ESG, Análise de Crédito e Operações Estruturadas, Planejamento Estratégico, Governança Corporativa e Consultoria Organizacional. Foi Gerente de Divisão de Análise de Crédito, na BB DTVM (2013-2019) e Gerente Executivo de Governança, Regulação e Compliance da BB DTVM (2019-2020). Atualmente é (i) Gerente Executivo de Análise e Alocação Doméstica na BB DTVM, (ii) Conselheiro Deliberativo da AMEC Brasil – Associação de Investidores no Mercado de Capitais e (iii) Professor colaborador do IBMEC Online.

Diretoria Estatutária

Gustavo Werneck da Cunha Diretor Presidente

Formação acadêmica: Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), completou sua formação acadêmica com os cursos MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (Brasil), MBA em Gestão de Negócios no INSPER (Brasil), Leading Change and Organizational Renewal pela Harvard Business School (Estados Unidos) e Advanced Corporate Finance pela London Business School (Inglaterra).

Experiência profissional: Possui 18 anos de experiência na Gerdau. Exerceu os cargos de Diretor Executivo da Gerdau Aços Longos e Planos Brasil, Diretor Industrial da Gerdau Índia e Diretor Corporativo de Tecnologia de Informação da Gerdau (CIO). Atualmente exerce os cargos de (i) Chief Executive Officer (CEO) da Gerdau S.A. desde Janeiro 2018, (ii) Chief Executive Officer (CEO) da Metalúrgica Gerdau S.A. companhia de capital aberto, holding controladora da Gerdau S.A. desde Janeiro 2018, (iii) membro do Conselho de Administração da Gerdau S.A., (iv) membro do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A., (v) Presidente do Conselho de Administração da Seiva S.A. – Florestas e Indústrias, companhia que faz parte do grupo econômico da Gerdau. Também é Conselheiro do Instituto Aço Brasil e do Juntos Somos Mais.

Rafael Dorneles Japur Diretor Vice-Presidente

Formação acadêmica: Graduado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Economia pela UFRGS.

Experiência profissional: Iniciou sua carreira na Gerdau em 2005 como estagiário na área de Planejamento. Em 2006, participou do programa de trainees na área de Planejamento e Gestão. No ano de 2015, foi promovido a Gerente de Desenvolvimento de Negócios e, um ano depois, acumulou a liderança do processo de gestão de dívida e mercado de capitais junto a área Financeira. Em 2018, assumiu a posição de Gerente de Planejamento, TI & Inovação da Gerdau Diaco e Gerdau Metaldom, na Colômbia. Em 2020 retornou ao Brasil como Gerente Geral na área de Operações Financeiras. Atualmente ocupa a posição de (i) Vice-Presidente Executivo de Finanças e CFO, responsável pelas áreas de Finanças, Contabilidade e Tributário. Também acumula a função de (ii) Diretor de Relações com Investidores nas empresas Gerdau S.A., Metalúrgica Gerdau S.A. e Seiva S.A. – Florestas e Indústrias, (iii) Diretor Vice-Presidente da Gerdau S.A e Metalúrgica Gerdau S.A. e Diretor da Seiva S.A. – Florestas e Indústrias.

Marcos Eduardo Faraco Wahrhaftig Diretor Vice-Presidente

Formação acadêmica: Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA pela Manchester Business School em Manchester (Inglaterra) e especialização em Finanças Empresariais pela ISAE/ FGV.

Experiência profissional: Possui 27 anos de experiência profissional, sendo os últimos 19 anos, na Gerdau. Nos últimos anos, exerceu as funções de Diretor Comercial da Gerdau Aços Especiais, Diretor Comercial Corporativo, Diretor Comercial da Gerdau Aços Brasil e Vice-Presidente das operações do Brasil, Argentina e Uruguai. Foi Presidente do Conselho do Instituto Aço Brasil no biênio 2021/22, onde atualmente segue como membro do Conselho. Também foi Conselheiro da FIESP/ Concic – Conselho Superior da Construção Civil, Conselheiro da ABRAMAT – Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais de Construção; Conselheiro da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado Minas Gerais) Conselho de Estratégia; Vice-presidente do Conselho da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e Conselheiro da Alacero – Associação Latino-americana do Aço. Atualmente exerce o cargo de Vice-Presidente de Estratégia na Gerdau.

Rubens Fernandes Pereira Diretor Vice-Presidente

Formação acadêmica: Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com MBA em Business Administration pela MIT Sloan Scholl of Management em Cambridge, EUA.

Experiência profissional: Atuou como Consultor na Booz Allen & Hamilton do Brasil (1995-1997) e Summer Intern em na Booz Allen & Hamilton International (U.K.) LTD (1998). Foi Consultor e Líder de projetos na The Boston Consulting Group Brasil e The Boston Consulting Group INC. (1999-2004). Em 2004 ingressou na Cargil Agrícola S.A., como Gerente Comercial do Negócio de Óleos & Gorduras onde, posteriormente, ocupou as posições de: Gerente de Planejamento Comercial e Supply Chain – Bens de Consumo (2006-2008); Diretor Geral – Bens de Consumo (2008-2010); Diretor Geral – Cargill Foods Brazil (Bens de Consumo e Ingredientes) (2011-2012); Líder da Unidade de Negócios – Cargill Foods Brazil (2012-2016); Diretor Executivo da América do Sul e Diretor Global de Estratégia e Inovação para o Negócio de Óleos e Gorduras Vegetais (2016-2018). Foi Vice-Presidente Corporativo – Estratégia, Gestão & Inovação na BRF S.A (2018-2020) e Vice-Presidente Executivo na Gerdau, responsável pelo negócio de Aços Especiais Brasil (2020-2022). Atualmente exerce o cargo de Vice-Presidente das operações do Brasil, Argentina e Uruguai.

Cesar Obino da Rosa Peres Diretor

Formação acadêmica: Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administração Prof. de Plácido e Silva em Curitiba-PR, completou sua formação acadêmica com o curso de Especialização em Administração de Negócios na Universidade Presbiteriana MACKENZIE em São Paulo-SP.

Experiência profissional: Possui mais de 38 anos de experiência na Gerdau. Exerceu o cargo de Gerente de Vendas e Marketing na operação Gerdau México (2010-2012). Exerceu o cargo de Gerente Geral de Vendas e Marketing na operação Gerdau Colômbia (2013-2014), posteriormente foi promovido a Diretor Executivo da Operação Gerdau Colômbia onde permaneceu até final de 2016. Atualmente exerce o cargo de Diretor Comercial da divisão Gerdau Aços Brasil (GAB).

Mauro de Paula Diretor

Formação acadêmica: Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Don Bosco em Resende-RJ, completou sua formação acadêmica com os cursos Comercio Exterior na IBET no Rio de Janeiro-RJ e Cursou Master in Business Administration-MBA em Marketing Estratégico na Universidade Federal de Pernambuco em Recife-PE.

Experiência profissional: Possui mais de 32 anos de experiência na Gerdau, exercendo cargos de Gerente de unidade comercial da Comercial Gerdau, Gerente Nacional de Vendas Construção Civil, Gerente Nacional de Vendas Distribuição e Diretor de Logística. Atuou como Conselheiro da empresa MRS Logística (2015/2016) e Membro da Diretoria do INDA – Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (2016/2017). Atualmente ocupa o cargo de Diretor Executivo da Comercial Gerdau.

Wendel Gomes da Silva Diretor

Formação acadêmica: Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil, 1998), completou sua formação acadêmica com os cursos MBA em Gestão de Negócios na Erasmus University de Roterdã (Holanda, 2004), MBA em Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral (Brasil, 2009) e Especialização em Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil, 2002).

Experiência profissional: Possui 25 anos de experiência profissional, dentre os quais 11 anos de experiência na Gerdau, onde exerceu na área de Mineração os cargos de Gerente Geral Comercial, Gerente Geral Comercial e Logística, Gerente Geral Industrial e Gerente Executivo. Atualmente é (i) Diretor de Mineração e Matérias Primas na Companhia, (ii) Membro do Conselho de Administração da MRS e (iii) Membro do Comitê de Matérias Primas da World Steel Association.

Aldo Tapia Castillo Diretor

Formação acadêmica: Graduado em Engenharia Industrial pela Universidade Nacional de San Agustín do Peru (UNSA), com MBA pela CENTRUM Business School em Lima (Peru) e especialização em Gestão Estratégica pela Columbia University em Nova York (EUA), Gestão e Inovação pela Berkeley University of California (EUA), e Transformação Digital pela MIT (EUA).

Experiência profissional: Possui 23 anos de experiência profissional, sendo os últimos 16 anos, na Gerdau. Nos últimos anos, exerceu as funções de Diretor Executivo da Gerdau Siderperu no Peru, Diretor de Operações, Diretor de Logística e Diretor de Vendas da Gerdau Siderperu. Foi membro do Conselho Administração da Gerdau Siderperu 2020-2023 e membro da Alacero – Associação Latino-americana do Aço. Atualmente exerce o cargo de (i) Diretor Executivo da Gerdau Aços Especiais Brasil e (ii) Membro de Conselho Administração da Gerdau Summit.

As informações sobre as atribuições dos Conselhos e Comitês da Gerdau S.A. estão disponíveis no Formulário de Referência e no 20-F.