Histórico e Perfil Corporativo

A GERDAU

Como serão as construções do futuro? Quais são as soluções que precisam ser desenvolvidas para a prosperidade das gerações que vêm por aí? Essas e muitas outras perguntas estão na mente e nos corações de nossos colaboradores e colaboradoras, que, unidos aos nossos clientes, fornecedores e outros parceiros, estão criando, articulando e desenvolvendo produtos e serviços que possam responder às demandas urgentes do mundo. A sustentabilidade e a inovação são os motores que movem a busca por novas soluções em um ambiente cada vez mais aberto e colaborativo.

Hoje, somos a maior multinacional brasileira produtora de aço. Nossos produtos vão para diversos setores, como construção, indústria automotiva, maquinários, naval, energia… Para onde você olhar, tem Gerdau. E queremos muito mais.

Preparados para ir além do aço, temos um braço de novos negócios, a Gerdau Next, com desenvolvimento, participação ou controle de empresas no setor de construção, logística, infraestrutura e energia renovável, além de aceleração e fundo de investimento em startups.

Aspiramos ser uma das empresas da cadeia de aço mais seguras, rentáveis e admiradas no mundo e uma das mais relevantes nas Américas.

A GERDAU

10 princípios

Para construir a nossa história, acreditamos em empoderar pessoas, valorizando os talentos, a diversidade, a segurança e a ética.

Trabalhamos para gerar e compartilhar valor com todas as pessoas com as quais nos relacionamos, sempre nos baseando em nossos 10 princípios.

Segurança em primeiro lugar
Fazer o certo
Todos somos líderes
Abertura com verdade e respeito
Ambiente diverso e inclusivo
Nos superamos todos os dias
Cada cliente é único
Gerar valor para todos
Atitude de dono
Simplicidade

Somos mais de 30 mil colaboradores no mundo todo, orgulhosos por construir, todos os dias, uma cultura forte, diversa e inclusiva, que se transforma sem perder de vista aquilo que nos move: o nosso propósito.

Cuidamos de nossas PESSOAS e elas estão construindo um futuro ainda melhor, junto com a gente!

Linha do Tempo

Nossa jornada

Nossa história começou há mais de 120 anos. De lá para cá, muita coisa mudou no mundo - e a gente também vem mudando para continuar evoluindo e escrevendo essa história. Nos tornamos a maior empresa brasileira produtora de aço, com presença em diversos países das Américas e um forte compromisso com o futuro do nosso país e o desenvolvimento da indústria. São os traços de memória que nos motivam a continuar contribuindo com a construção de um novo futuro. Conheça mais sobre a nossa história.

1901

João Gerdau adquire a Cia. Fábrica de Pregos Pontas de Paris, em Porto Alegre (RS).

1948

Gerdau assume o controle da Usina Riograndense (RS), iniciando a produção de aço.

1963

Nasce a Fundação Gerdau, em 1963.

1969

Inauguração da Siderúrgica AçoNorte, em Pernambuco.

1971

  • É aberta a primeira filial da Comercial Gerdau (SP).

  • Inauguração da Gerdau Cosigua (RJ).

1980

Início da internalização da Gerdau com a compra da Siderúrgica Laisa, no Uruguai.

1983

Dr. Germano, Dr. Klaus, Dr. Jorge e Dr. Frederico assumem liderança da Gerdau com o compromisso de criar uma multinacional brasileira.

1988

Gerdau vence o leilão da Usina Barão de Cocais (MG).

1989

Gerdau ingressa na América do Norte com a aquisição da Courtice Steel, no Canadá.

1992

  • Gerdau entra no segmento de aços especiais com a compra da Siderúrgica Piratina (RS).
  • Lançamento do GG 50, primeiro vergalhão com marca e garantia de qualidade.

1997

Gerdau se associa a Açominas, atual usina em Ouro Branco (MG) e chega a Argentina com a usina na província de Santa Fé.

1999

As ações da Gerdau são listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

2001

  • Gerdau assume o controle da Ameristeel, nos Estados Unidos.
  • A Companhia completa 100 anos e entra para o seleto grupo de empresas centenárias.

2005

Lançamento do Instituto Gerdau, responsável por coordenar as políticas e diretrizes do investimento social da Companhia.

2006

A Gerdau chega ao Peru com a compra da Siderperu.

2007

  • Gerdau compra o grupo Feld e se estabelece no México.
  • A Companhia faz sua quarta sucessão e André Gerdau Jonhannpeter assume a presidência e Claudio Jonhannpeter a diretoria geral de operações. É a quinta geração na gestão executiva.

2009

Início da produção de minério de ferro em Minas Gerais.

2013

Início da produção de aços planos na Usina de Ouro Branco (MG).

2014

Início da transformação cultural, revisando estrutura e modelo de trabalho para se tornar uma empresa mais ágil e menos hierarquizada.

2018

  • Gerdau tem o primeiro CEO fora da família. Gustavo Werneck assume a presidência no lugar de André Gerdau Johannpeter.
  • Lançamento do propósito: “Empoderar pessoas que constroem o futuro”.
  • Conclusão do ciclo de vendas de ativos na Índia e foco em operações nas Américas.

2020

  • Chegada de mais um membro da quinta geração na presidência do Conselho de Administração, Guilherme Gerdau Johannpeter.
  • Lançamento da Gerdau Next, braço da Gerdau voltando a novos negócios.

2021

  • Lançamento da Gerdau Graphene, empresa desenvolvedora de produtos com aplicações em grafeno.
  • Compromisso com novas matrizes de energia limpa e renovável, com anúncio de construção dos parques fotovoltaicos em Minas Gerais (Brasil) e Midlothian (Texas, Estados Unidos)

2022

SIDERPERU, nossa maior operação industrial na América do Sul depois do Brasil, se une à Gerdau Summit como as primeiras, e únicas, indústrias do aço no mundo com Certificação B.

Perfil Corporativo

Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio.

Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a Gerdau está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos. Posicionada como maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal em Minas Gerais.

Comprometida com a sustentabilidade, a empresa possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa do setor. Suas ações estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Somos parte de um amplo ecossistema, gerindo nossa cadeia de forma sustentável, valorizando nossas pessoas, respeitando o meio ambiente e o bem-estar social. Ao fomentar o crescimento do negócio, criamos valor para todos os envolvidos.

Nosso compromisso diário é prosperar com visão, coragem, empatia conhecimento e responsabilidade, contribuindo para uma vida melhor para todos.

Gerdau em números

29 Unidades
produtoras de aço
Mais de 30.000 colaboradores diretos e indiretos no mundo
2 minas de minério de ferro
250 mil hectares de base florestal, entre plantios de eucalipto e áreas de preservação
presença em 7 países
74 lojas da Comercial Gerdau
ações listadas em 2 Bolsas de Valores: São Paulo e Nova York
R$ 68,9 bilhões de receita líquida em 2023

Maior recicladora de sucata ferrosa da
América Latina

transformando anualmente 11 milhões de toneladas de sucata em aço nas operações no Brasil e exterior.

Nossas Operações

Operação de Negócio

  • (Todas)
  • ON Brasil
  • ON Aços Especiais
  • ON América do Norte
  • ON América do Sul
  • ON
  • ON
  • ON
  • ON
  • ON

Capacidade anual de Laminação (mil toneladas)

Clique aqui para verificar

A segurança das pessoas é um dos valores inegociáveis da Gerdau e é parte fundamental da nossa cultura organizacional

A Gerdau possui 2 minas de minério de ferro localizadas em Minas Gerais, que abastecem a unidade integrada de Ouro Branco-MG.

Alinhado ao compromisso da Gerdau em ser parte das soluções aos desafios da sociedade e de impactar positivamente as regiões em que está presente, desde fevereiro de 2023, utilizamos apenas o método de empilhamento a seco para a disposição de 100% dos rejeitos de mineração em Minas Gerais.

Somos a maior recicladora de sucata de aço da América Latina, chegando a 11 milhões de toneladas anuais, sendo 71% do nosso aço produzido a partir desse material.

Possuímos 250 mil hectares de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. Desse total, 91 mil hectares são destinados à conservação de florestas nativas. Trata-se de uma área maior do que a cidade de São Paulo. Atualmente, a Gerdau é a maior produtora mundial de carvão vegetal, utilizado como biorredutor na fabricação do ferro-gusa.

Consciente da nossa responsabilidade socioambiental, somamos investimentos ambientais e sociais, incluindo aporte a 456 projetos nas áreas de habitação, reciclagem e educação empreendedora, com o envolvimento de cerca de 2 mil colaboradores(as) voluntários(as).

Criada em 2020, a Gerdau Next é o nosso braço de negócios direcionado a diversificar o portfólio Gerdau de produtos e serviços em segmentos adjacentes ao aço, estratégicos e rentáveis em um movimento de transformação que segue os caminhos da sustentabilidade, da mobilidade e da produtividade na construção.

A Newave Energia, uma das esteiras de investimentos da Gerdau Next, para desenvolvimento de projetos greenfield de geração de energia elétrica com capacidade de aproximadamente 2,5 GW, exclusivamente de fonte solar ou eólica, com expectativa de início de geração nos anos de 2025 e 2026. 30% da energia gerada pela Newave Energia será consumida pelas usinas da Gerdau.

SIDERPERU, nossa maior operação industrial na América do Sul depois do Brasil, se une à Gerdau Summit como as primeiras, e únicas, indústrias do aço no mundo com Certificação B pelos altos padrões ESG dentro da organização.