Ações
As ações GGBR referem-se à Gerdau S.A. e as ações GOAU referem-se à Metalúrgica Gerdau S.A. Na nossa estrutura de governança corporativa a Metalúrgica Gerdau é uma holding que controla a Gerdau S.A.. A Gerdau S.A. é outra holding que controla as diversas operações de siderurgia da Gerdau.
Outro fator importante é que a Gerdau S.A. tem maior liquidez em suas ações do que a Metalúrgica Gerdau S.A. Uma maior liquidez representa uma maior agilidade na compra e venda de ações.
A Gerdau tem ações negociadas (unitariamente) na:
BM&Fbovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) sob os seguintes códigos de negociação
- GGBR3 – Gerdau S.A. – ações ordinárias
- GGBR4 – Gerdau S.A. – ações preferenciais
- GOAU3 – Metalúrgica Gerdau S.A. – ações ordinárias
- GOAU4 – Metalúrgica Gerdau S.A. – ações preferenciais
NYSE (New York Stock Exchange) sob o código
- GGB – Gerdau S.A. – ADRs lastreados em ações preferenciais
LATIBEX (Segmento da Bolsa de Madrid que reúne empresas latino-americanas cotadas em Euro)
- XGGB – DRs (Depositary Receipts) de ações preferenciais de emissão da Companhia na Espanha.
ADR’S
Os ADRs (American Depositary Receipts) são recibos de depósitos de ações de empresas estrangeiras negociados no mercado de capitais norte-americano. É através dos ADRs que os investidores podem aplicar seus recursos em empresas não-americanas. A empresa emissora pode escolher entre quatro tipos diferentes de programas patrocinados de ADRs, cada um com seu próprio conjunto de exigências legais e regulamentares. A Gerdau tem ADRs de Nível II registrados na NYSE (New York Stock Exchange), o que lhe dá maior visibilidade no mercado americano e possibilita reduzir o custo de captação de recursos naquele mercado. O programa de ADR nível II requer o preenchimento de todos os registros previstos no Securities Act e o atendimento às exigências de divulgação de informações do Securities Exchange Act de 1934. O Banco Depositário dos ADRs da Gerdau é o J.P. Morgan, cuja responsabilidade é a manutenção dos registros, a emissão/cancelamento de ADRs e o pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio aos detentores desses títulos. Além disso, o Banco Depositário fornece para a Gerdau, informações detalhadas sobre a movimentação dos seus ADRs, bem como as tendências e desenvolvimentos desse mercado.
Os DRs (Depositary Receipts) são recibos de depósitos de ações de empresas negociados nos mercados de capitais. É através dos DRs que os investidores podem aplicar seus recursos em empresas estrangeiras. A Gerdau tem DRs registrados na Bolsa de Madrid (Latibex), o que lhe dá maior visibilidade no mercado europeu e possibilita reduzir o custo de captação de recursos naquele mercado. A Instituição Depositária dos DRs da Gerdau é o SCL (Servicio de Compensación y Liquidación Valores), e a Instituição Custodiante é a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia S.A.) os quais são responsáveis pela manutenção dos registros, a emissão/cancelamento de DRs e o pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio aos detentores desses títulos. Além disso, o Banco Depositário fornece, para a Gerdau, informações detalhadas sobre a movimentação dos seus DRs, bem como as tendências e desenvolvimentos desse mercado.
Veja um resumo das principais características do programa de ADR Nível II da Gerdau:
- Símbolos: GGB
- Moeda USD – Dólar Norte-americano
- Banco Depositário: J.P. Morgan
- Banco Custodiante: Itaú S.A.
- ADR ratio 1:1
- CUSIP number: 373737105