Disponibilizamos os novos relatórios de Transparência e Igualdade Salarial
elaborados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme previsto na Lei
14.611/23, regulamentada pelo Decreto n. 11795/23, Portaria MTE 3.714/23 e IN GM/MTE
n. 6/24 contendo informações relativas à competência ano 2023, com base em grandes
grupos de CBO´s (Classificação Brasileira de Ocupações), sem considerar cargos e funções
ou outros requisitos de equiparação salarial descritos na Consolidação das Leis do Trabalho
– CLT, através do link: Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial – 2º Semestre 2024.
A Gerdau reforça seu compromisso com a Inclusão e Diversidade, conforme já demonstra através de seus resultados publicados e da divulgação das metas estabelecidas pela Companhia.
O aço é 100% reciclável, em um ciclo sem fim, sem perder nenhuma de suas propriedades.
Presente na vida de todos os brasileiros, nas mais diversas ocasiões, o aço representa força, criatividade, renovação e resistência. A força do nosso aço não está apenas em sua estrutura, mas também nas relações que nutrimos com nossas partes interessadas e no impacto ambiental, social e econômico que geramos para o país.
A Gerdau possui uma Política de Sustentabilidade e um Sistema de Gestão Ambiental que reforçam o comprometimento com a geração de valor para seus stakeholders e estão alinhados às diretrizes regulatórias e de melhores práticas globais. Essas orientações são desdobradas em todas as operações da empresa, detalhando responsabilidades e procedimentos a serem seguidos.
- Meio Ambiente
- Atuação Social
- Diversidade e Inclusão
Só existimos se o planeta existir!
Nós encontramos um caminho para construir um futuro mais sustentável. A agenda ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance) – com o componente ambiental tendo grande peso nas atividades industriais – é vista no nosso negócio como fator crucial a ser considerado no planejamento e em todas as tomadas de decisões do nosso dia a dia.
Estratégia ambiental
O meio ambiente é tema relevante na nossa estratégia de longo prazo, na gestão de riscos e na alocação de recursos. Por isso, temos diretrizes e políticas claras sobre o tema, bem como uma série de iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável dos nossos negócios. Conheça algumas delas:
Empoderar pessoas que constroem um futuro melhor
Somos conscientes do nosso papel no desenvolvimento das regiões em que estamos presentes e, por isso, ao longo da nossa história promovemos uma série de iniciativas em prol da transformação das comunidades. Nossa estratégia de atuação social está baseada em três áreas: habitação, educação para o empreendedorismo e reciclagem, pois acreditamos que moradia digna, conhecimento para desenvolvimento pessoal e profissional e cuidado com o meio ambiente são requisitos que vão nos levar a uma sociedade melhor no futuro.
Promoção da diversidade, inclusão e igualdade de gênero
Queremos ser uma das empresas mais inclusivas do segmento industrial e refletir, no conjunto de nossos(as) colaboradores(as), toda a diversidade da sociedade.
Ao promover internamente a diversidade e a inclusão, estamos alinhados ao 10º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa reduzir as desigualdades, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos(as), independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, situação econômica ou outra condição, e ao 5º ODS, que estabelece metas para a igualdade de gênero até 2030.
O tema está presente em políticas e documentos da organização como Código de Ética, Política de Responsabilidade Social, Política de Direitos Humanos, Política de Sustentabilidade, Política de Viagens, Regras de Teletrabalho para Pessoas com Deficiência.
Entendemos a relevância das mudanças climáticas e seus impactos socioambientais no mundo, provocados especialmente pela emissão de toneladas de gases de efeito estufa (GEE) pelo setor industrial, e é por isso que a redução dessas emissões é considerada em nossa estratégia de sustentabilidade.
Trabalhamos em melhorias tecnológicas que garantem eficiência energética, conservação de recursos naturais, minimização de resíduos e redução da intensidade de gases de efeito estufa, nos processos de altos fornos, aciarias, laminações e logística.
Atualmente, temos uma das menores médias da indústria do aço, 0,860 tCO2e/tonelada de aço produzido (2022), aproximadamente metade da média global do setor.
Somos a maior recicladora de sucata ferrosa na América Latina. Cerca de 71% de todo o aço produzido por nós tem como matéria-prima a sucata reciclada a partir de duas origens: descarte doméstico e resíduos industriais.
A utilização de matérias-primas recicláveis no processo produtivo do aço traz diversos benefícios e reflete o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável. Ao utilizar esta sucata, a Gerdau reduz a demanda de recursos naturais, consumo de energia e minimiza a emissão de gases, além de diminuir a quantidade de material depositado em aterros e locais inadequados.
A Gerdau dedica grande esforço ao desenvolvimento de rotas tecnológicas que permitam o reaproveitamento dos resíduos e coprodutos nas suas próprias usinas ou para outros fins produtivos. Estes desenvolvimentos geram benefícios não apenas ambientais, mas também financeiros, aumentando a utilização do coproduto gerado, preservando recursos naturais, economizando energia, reduzindo ou eliminando a necessidade de descarte de materiais em aterro e podendo gerar receita com determinadas destinações/aplicações.
A gestão hídrica faz parte da estratégia da Gerdau, pois a água é insumo vital para as operações da empresa, o que torna ainda mais fundamental a redução e a reutilização em toda a cadeia de valor. A companhia investe continuamente em programas de recirculação de água eficiente, o que permite reaproveitar 97,6% da água que utiliza na produção, contribuindo tanto para a menor captação de água nova como para reduzir o volume de efluentes e o impacto ambiental do descarte em suas operações.
Nossa matriz energética inclui fontes renováveis e não renováveis, sendo 15% de energia renovável utilizada em nossos processos produtivos globais.
Os investimentos da Gerdau Next em energia renovável e os importantes anúncios em projetos de matriz energética limpa, como a construção do parque solar no Texas, nos Estados Unidos, reafirma nosso compromisso em ofertar mais produtos e serviços alinhados à nossa busca em moldar um futuro com uma matriz energética mais renovável e responsável, além de contribuir para a autossuficiência energética das nossas operações.
A Gerdau é a maior produtora de carvão vegetal do mundo e atualmente, contamos com aproximadamente 250 mil hectares de florestas (plantadas e vegetação nativa), que se estende por 24 municípios mineiros. Deste total, cerca de 91 mil hectares estão destinados à conservação da biodiversidade, ponto importante para a manutenção da estabilidade ambiental e biológica das áreas plantadas.
Acreditamos que o empreendedorismo tem um papel importante na transformação social para a construção de uma sociedade mais justa. É uma alavanca para empoderar pessoas e moldar um futuro melhor. Por isso, nas ações de responsabilidade social da Gerdau, temos dedicado grandes esforços a iniciativas voltadas à educação empreendedora.
Desenvolvimento de iniciativas voltadas à potencialização do empreendedorismo para a busca de soluções para os desafios da habitação. Acreditamos que trabalhar em rede é o caminho e, por isso, desenvolvemos parcerias com empresas e organizações sociais que atuam no tema habitação.
O relacionamento com as pessoas envolvidas na cadeia de reciclagem é um fator muito relevante para a Gerdau. Por mais que existam avanços tecnológicos, a coleta de sucata ainda é muito dependente de pessoas, tanto daquelas que estão em grandes empresas e que buscam mais circularidade, transparência e tranquilidade no destino de sua sucata quanto daquelas que dão o sustento a suas famílias a partir da coleta e da comercialização por meio de pequenos negócios e cooperativas. Todos esses atores são importantes para a reciclagem e acreditamos em longas e duradouras parcerias com eles.
Em cumprimento a Lei nº 14.611 de 04 de Julho de 2023, à Portaria MTE Nº 3.714 ao Decreto nº 11.795/2023, a Gerdau informa que a publicação dos relatórios de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens é para atendimento de requisito/obrigação legal, bem como ressalta que os mesmos foram elaborados e emitidos pelo próprio Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com informações relativas à competência ano 2022 e 2023 e com base em grandes grupos de CBO´s (Classificação Brasileira de Ocupações), sem considerar cargos e funções ou outros requisitos de equiparação salarial descritos na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, bem como, os critérios não são de conhecimento da empresa.
A Gerdau reforça seu compromisso com a Inclusão e Diversidade, conforme já demonstra através de seus resultados publicados e da divulgação das metas estabelecidas pela Companhia.
Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial – 2º Semestre 2024